quanto ganha um arquiteto

Tem curiosidade de saber quanto ganha um arquiteto? Veja a seguir!

Saber quanto ganha um arquiteto é uma dúvida comum entre os profissionais que desejam seguir nessa área. Mas se você tem interesse na parte de decoração ou afinidade com a construção civil, é essencial se especializar na área de arquitetura. 

quanto ganha um arquiteto

Deseja cursar arquitetura? Acesse já https://matriculas.estacio.br/

Quanto ganha um arquiteto?

Para seguir na área de arquitetura, é necessário passar por um curso superior. Esses profissionais atuam na criação, projeção, desenho, acompanhamento e também na execução dos projetos.

Além disso, os profissionais especializados na área de arquitetura também precisam atuar na preservação dos patrimônios históricos. Ainda, é possível exercer suas atividades no planejamento urbano e regional. 

Atualmente, no Brasil, grande parte dos profissionais de Arquitetura trabalham por conta própria. Além disso, os valores de quanto ganha um arquiteto que trabalha nessa modalidade tendem a receber mais do que aqueles que trabalham em empresas privadas. 

Quanto ganha um arquiteto urbanista?

A resposta para quanto ganha um arquiteto urbanista pode ser encontrada facilmente, principalmente por ser uma remuneração estabelecida por Lei. 

Portanto, o valor total depende de vários componentes, desde a carga horária do profissional até o valor atual desses profissionais. De maneira geral, o salário de um arquiteto urbanista fica entre R $5.700 e R $5.900. 

Quanto ganha um recém formado em arquitetura?

Teoricamente, os graduandos recém formados na área de arquitetura também têm o direito de receber conforme estabelecido pela Lei 4.950-A/66. 

Todavia, esses profissionais têm um salário menor que os demais do mercado, com valores que variam entre R $3.000 a R $4.000. 

Quanto ganha um arquiteto que trabalha na prefeitura?

Assim como a maioria das profissões, a área de arquitetura também possui concursos públicos. 

Os cursos que envolvem essa área tendem a ser apresentados frequentemente aos interessados, além de oferecer salários variados, dependendo da posição e especialização dos profissionais. 

Normalmente, para quem está buscando por uma boa oportunidade no mercado de trabalho nessa área, saiba que as melhores são em órgãos federais ou em universidades públicas.

Confira, a seguir, os principais exemplos dessas modalidades de concursos:

  • FAMESP, que oferece um salário a partir de R $5.300;
  • Prefeitura de Porto Alegre, que oferece um salário a partir de R $1.900;
  • UNICAMP, com oportunidades de emprego com salários que variam a partir de R $4.900;
  • Universidade de São Paulo, com oportunidades que oferecem salário a partir de R $6.000.

Qual é o salário mínimo de um arquiteto?

Segundo determinado pela Lei 4.950-A/66, de 1966, a qual regulamenta a remuneração para os profissionais formados em engenharia, incluindo os arquitetos, apresenta uma tabela salarial de todos os especialistas dessas áreas. 

Nessa Lei, está regulamentada o salário mínimo vigente da jornada diária desses profissionais, independentemente do local de atuação. Portanto, para descobrir quanto ganha um arquiteto, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Uma jornada de trabalho de 6 horas diárias, a remuneração é equivalente a seis salários mínimos;
  • Em uma jornada de trabalho de 7 horas diárias, a remuneração será de 7,25 salários mínimos;
  • Para uma jornada de trabalho de 8 horas diárias, a remuneração será de 8,5 salários mínimos.
quanto ganha um arquiteto

Qual é a média salarial de um arquiteto?

De acordo com o último censo divulgado e realizado pelo CAU, algumas características podem ser observadas na média salarial dos profissionais que são especializados em uma área de arquitetura, são elas: 

  • Cerca de 53% de todos os arquitetos urbanistas do Brasil ganham mais de oito salários mínimos mensalmente;
  • Os arquitetos que recebem entre 8 a 15 salários mínimos no país equivalem a somente 24% dos profissionais;
  • Quanto a faixa salarial de 15 a 20 salários mínimos, os profissionais que conquistam esse marco representam cerca de 4% de todos os especialistas;
  • Cerca de 3% dos profissionais formados em arquitetura conquistam uma remuneração equivalente a mais de 20 salários mínimos.

Alguns profissionais da área preferiram não informar quanto ganha um arquiteto, não participando do censo divulgado pelo CAU. 

Vale ressaltar que os arquitetos que possuem salários mais altos no mercado são aqueles que possuem sua própria empresa, ou são sócios de algum escritório de arquitetura. 

Ainda, segundo o censo divulgado pelo CAU, as principais atividades realizadas pelos profissionais arquitetos que recebem mais de cinco salários mínimos incluem:

  • Ensino;
  • Planejamento Urbano ou Regional;
  • Atividades referentes à área de Arquitetura e Urbanismo;
  • entre outros.

Como ganhar dinheiro na área de arquitetura?

Agora que você sabe quanto ganha um arquiteto, deve se perguntar como ganhar dinheiro nessa área. 

Resumidamente, para se destacar no mercado de trabalho e conseguir uma boa remuneração, é necessário ter foco e se especializar em uma área que seja de seu interesse. 

Portanto, antes de mais nada, escolha um nicho e busque se especializar nele. Como você mesmo pode perceber, existem várias oportunidades para trabalhar como arquiteto no Brasil, basta mostrar o seu diferencial e se destacar entre os concorrentes!

Published by